quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A casa dos Espíritos



Três frases que ouvi neste filme merecem ser registradas e comentadas:

"Nada que ele faz é por maldade, acontece que ele tem energia demais." - A personagem Clara falando sobre as atitudes de seu marido que aos olhos de todos era "the devil". Achei interessante essa maneira de ver. Minha mãe estava assistindo comigo e disse: "Energia! Esse é o novo nome para a maldade. Fiquei pensando...

"Você não deve desejar a morte, ela virá de qualquer forma, mas ao contrário, precisa lutar pela vida, pois a vida é um milagre." - caraca! essa me pegou de jeito. Já tive uma tendência de desejar a morte e superei. Com certeza! Mas nunca havia chegado nessa compreensão de que a vida é um milagre. Então quando o espírito da Clara falou que a morte vem de qualquer forma eu entendi as coisas de outra forma: devemos valorizar a vida, mesmo que seja uma merda. kkkkkkk as vezes...

"Quando estava na prisão, eu pensava em me vingar, hoje já não tenho certeza desse ódio. Talvez haja mesmo uma relação entre os fatos." - hummm, isso quem falou foi a personagem de Winona Ryder. Mas não posso falar disso ainda. O que me intrigou foi a questão da relação entre os fatos. Pode ser que tenha. As vezes parece que tem. Se tiver realmente, penso que um ser supremo, aquele que supostamente "controla" essa dinâmica, ri e debocha de nós, "apenas mais um desajustado eu preso a Terra". Prefiro pensar que seja mera obra do acaso ou mais um "milagre" da evolução. Tem que ser!

Mas enfim, essa relação entre os fatos nos surpreende de vez em quando. E quando nos é desfavorável, é um tapa na cara. Difícil de aceitar. É a questão da ignorância, do erro e da dificuldade de reconhecer em si aquele mal. Essa relação entre os fatos para mim é muito complexa, mas vou tentar ilustrá-la um pouco melhor da forma como a compreendo:

Números 32:23 ou 23:32 (vi isso no filme "o número 23" com Jim Carrey)....
"...sabei que o seu pecado vai te achar"

Então, quando fizerem com vc aquilo que vc faz com os outros, qual vai ser a tua reação? Reconhecerás que também erras e perdoarás o teu irmão? Ou vai ferrar com teu irmão e aceitar depois quando ferrarem contigo? Ou vai viver na ignorância achando que está sempre certo, e que é na verdade uma vítima? Complicado né! Todos os caminhos são difíceis, creio eu.
O vingador ou o perdoador, o coerente ou o incoerente?
Será mesmo apenas uma questão de escolha?

Por isso, achei muito difícil a atitude do personagem de Jeremy Irons ao desistir da sua vingança e do seu ódio por amor à filha. Ele viu que estava errado. E o rapaz não colaborava, mas quando viu que o arrependimento do seu inimigo era genuíno, ficou extremamente grato.

Puxa, eu sou muito sugestionável. Esse filme quase desarmou o meu rabo de escorpião e me fez desejar novamente a bondade. Porém, não podemos nos enganar com as pessoas por certas boas ações isoladas, pois lá no fundo a sua verdadeira natureza jaz latente e um dia certamente virá a tona. Por isso, fico meio desconfiada com algumas mudanças...
Eu já mudei. Sempre mudo. Sou uma metamorfose ambulante, mas aquela essência mais profunda permanece inalterada. E ela é um misto de sentimentos conflituosos. É como aquela velha história das duas feras. A pergunta é: qual vamos alimentar mais?!

4 comentários:

  1. Realmente a frase aí citada pra nós que em outros tempos...rs...não estávamos nem aí pra viver, levá-nos a refletir.

    Hj tenho motivos para não querer morrer. Engraçado, né? Vez ou outro me pego pensando como seria se morresse hj.

    Daí me deparo com a mesma frase: ela vem de qualquer jeito...rs...um filme que mostra bem esse inquietação é Blade runner - o caçador de androides. Um dos androides, criado para viver menos de uma dezena de anos, vai à procura de seu criador com uma pergunta angustiada: "Se você nos programou para um tempo tão curto de existência, por que pôs em nós tamanha sede de viver?"

    Já assitiu?
    http://ensinoreligiosoemsaladeaula.blogspot.com/search/label/Al%C3%A9m%20Morte

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. "Se você nos programou para um tempo tão curto de existência, por que pôs em nós tamanha sede de viver?"
    *Simplesmente chocante!!!
    Eu que sempre amei a vida e o amor,penso que todo aquele que a vive em sua plenitude e descobre o verdadeiro sentido de viver deseja ser eternamente jovem.
    A vida é cheia de mudanças. Às vezes, elas são dolorosas... Outras vezes, são lindas... E na maioria das vezes, ambas as coisas.
    Mas pra mim nunca foi uma merda.

    ResponderExcluir
  3. Ana seus comentários me fazem sentir em casa e isso é tão bom! ...saber que existem pessoas com as quais nos identificamos. Com que a gent aprende e tb ensina. Pelo que vi, vc tb curtiu a frase. Parece simples, mas diz muito não eh! A vida é uma caminhada muito louca e me alegra saber que nela conseguimos pender para o lado da vida pq já que a morte é inevitável, não seria inteligente deixar de viver a vida. hehe

    Assim que puder vou assistir o filme que vc citou. Fiquei curiosa com a palhinha q vc deu. Muito interessante o questionamento do andróide.

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse filme. Ele nos ensina muito principalmente no que se refere a atual política do país.

    ResponderExcluir