segunda-feira, 27 de setembro de 2010

VIII




Logo aprendi a conhecer melhor aquela flor. Sempre houvera, no planeta do pequeno príncipe, flores muito simples, ornadas de uma só fileira de pétalas, e que não ocupavam espaço nem incomodavam ninguém. Apareciam pela manhã, na relva, e à tarde já murchavam. Mas aquela brotara um dia de uma semente trazida não se sabe de onde, e o principezinho resolvera vigiar de perto o pequeno broto, que era tão diferente dos outros. Podia ser uma nova espécie de baobá. Mas o arbusto logo parou de crescer, e na sua extremidade começou então a se formar uma flor. O pequeno príncipe, que assistia ao surgimento de um enorme botão, pressentiu que dali sairia uma aparição miraculosa, mas a flor parecia nunca acabar de preparar sua beleza, no seu verde aposento. Escolhia as cores com cuidado. Vestia-se lentamente, ajustava uma a uma suas pétalas. Não queria sair, como os cravos, amarrotada. Ela queria aparecer no esplendor da sua beleza. Ah, sim! Era vaidosa. Sua misteriosa toalete, portanto, durara alguns dias. E eis que, numa manhã, justamente à hora do sol nascer, ela se mostrou.
E ela, que se preparara com tanto esmero, disse, bocejando:
- Ah! Eu acabo de despertar... Desculpa... Estou ainda toda despenteada... 

O principezinho, então, não pôde conter o seu espanto:
- Como és bonita!
- É verdade - respondeu a flor docemente. - E nasci ao mesmo tempo que o sol...
O pequeno príncipe percebeu logo que a flor não era modesta. Mas ela era tão envolvente!

- Creio que é hora do café da manhã - acrescentou ela. - Tu poderias cuidar de mim...
E o principezinho, atordoado, tendo ido buscar um regador com água fresca, molhou a flor.

Assim, ela logo começou a atormentá-lo com sua doentia vaidade. Um dia, por exemplo, falando dos seus quatro espinhos, dissera ao pequeno príncipe:
- Os tigres, eles podem aparecer com suas garras!
- Não há tigres no meu planeta - retrucara o principezinho. - Além disso, tigres não comem ervas.
- Não sou uma erva - respondera a flor suavemente.
- Perdoa-me...
- Não tenho medo dos tigres, mas tenho horror das correntes de ar. Não terias por acaso um para-vento?
"Horror das correntes de ar... Isso não é bom para uma planta", pensara o pequeno príncipe. "É bem complicada essa flor..."
- À noite me colocarás sob uma redoma de vidro. Faz muito frio no teu planeta. Não é nada confortável. De onde eu venho...
De repente, calou-se. Viera em forma de semente. Não pudera conhecer nada dos outros mundos.  Encabulada por ter sido surpreendida em uma mentira tão tola, tossiu duas ou três vezes e, para fazê-lo sentir-se culpado, pediu:
- E o para-vento?
- Ia buscá-lo. Mas tu me falavas...
Então ela forçou a tosse para causar-lhe remorso.

Assim, o principezinho, apesar da sinceridade do seu amor, logo começara a duvidar dela. Levara a sério palavras sem importância, e isto o fez sentir-se muito infeliz.

- Não devia tê-la escutado - confessou-me um dia -, não se deve nunca escutar as flores. Basta admirá-las, sentir seu aroma. A minha perfumava todo o planeta, mas eu não sabia como desfrutá-la. Aquela história das garras, que tanto me irritara, devia ter me enternecido...
Confessou-me ainda:
- Não soube compreender coisa alguma! Deveria tê-la julgado por seus atos, não pelas palavras. Ela exalava perfume e me alegrava... Não podia jamais tê-la abandonado. Deveria ter percebido sua ternura por trás daquelas tolas mentiras. As flores são tão contraditórias! Mas eu era jovem demais para saber amá-la.


Antoine de Saint-Exupéry_O pequeno Príncipe

2 comentários:

  1. Hoje já não lamento mais...
    "eu era jovem demais para saber amá-lo."

    ResponderExcluir
  2. Pri,O PEQUENO PRINCIPE é um livro q ja li e reli inumeras vezes e sempre me emociono, choro, rio, aprendo com ele...é lindo d+....admiro a sua sensibilidade na escolha dos textos p postar, e os seus comentarios são tocantes, inteligentes....CATIVAR, CRIAR LAÇOS é muito bom, mas ñ é garantia de felicidade.... e a FLOR apesar de egoísta,vaidosa, dissimulada... acho q na verdade eratbm insegura e só queria era a atenção e o amor do seu principe!!!! Bjão Zi

    ResponderExcluir